sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)


Segunda Guerra Mundial(1939 1945)

Num dia assim como o de hoje,mas do ano de 1942, aNum dia assim, como o de hoje, mas do ano de 1942, a Alemanha e a Itália declaravam guerra aos Estados Unidos da América.
Decorria a Segunda Grande Guerra, conflito bélico que, no século XX, fez envolver exércitos de mais de 70 países, decorreu desde 1939 até 1945 e estima-se que o número de mortos esteja nos 72 milhões de pessoas.

Há 67 anos atrás

I Guerra a Europa ficou totalmente destruída, além disso perdeu o domínio sobre o mundo. EUA e URSS surgem então como dois pólos dominantes do globo terrestre que dividiram
o mesmo entre capitalistas e socialistas.
A guerra terminou no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão após assinar o tratado de rendição, sofreu um forte ataque dos EUA, que despejou bombas sobre
as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Foi uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de pessoas inocentes.
A II Guerra tirou os EUA da crise em que estavam desde 1929, através dos capitais ganhos com a exportação de armas.
O fim do conflito mundial foi marcado pela tentativa dos países aliados de instaurar uma
política de paz. Criou-se a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.

PartIcipação do BRASIL na Guerra

Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos americanos, a FEB cumpriu as principais missões que lhe foram atribuídas pelo comando aliado. No entanto, mal terminada a guerra, temendo uma possível capitalização política da vitória aliada por membros da FEB, dada a contribuição desta à mesma, mesmo que modesta, decidiu o governo brasileiro desmobilizá-la oficialmente ainda em solo italiano. A seus membros, no retorno ao país, foram impostas restrições, os veteranos não militares (que deram baixa ao retornar) foram proibidos de utilizar em público condecorações ou peças do vestuário expedicionário, enquanto os (veteranos militares) profissionais foram transferidos para regiões de fronteira ou distantes dos grandes centros.
No entanto, a participação do Brasil na guerra e a forma como a mesma se desenrolou contribuíram decisivamente para o fim do regime do Estado Novo, como já sinalizava o Manifesto dos Mineiros em 1943.

2° Guerra mundial-Luis Gabriel e Guilherme.

2° Guerra Mundial


A II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.

Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e declarações de guerra contra a Alemanha pela França, Império Britânico e o Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos.


Causas da Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial foi decorrente de um conjunto de fatores, de natureza política e econômica, que contribuíram, de forma mais ou menos determinante, tendo como motivação principal o propósito de dominação mundial por parte de potências imperialistas. As investidas da Alemanha, na Europa, e do Japão, na Ásia, podem ser consideradas como causas imediatas do conflito.


Causas subjacentes


Nacionalismo: Uma das causas mais fortes teria sido o nacionalismo, fonte das agressões da Alemanha, Itália , Japão e Síria. Os regimes fascistas existentes à época nestes países, foram sendo construídos com base num sentimento nacionalista. Adolf Hitler usou do sentimento nacionalista bastante explícito na sociedade alemã, de maneira eficaz. No Japão, o nacionalismo, como sentimento de sentido de dever e honra, dedicado especialmente ao imperador, tinha já séculos de prevalência.

  • A crise político-econômica mundial do período entre-guerras.

  • Militarismo.

  • Disputas territoriais.

Causas na Europa

Tratado de Versalhes: O tratado pode ser visto como a causa mais importante indiretamente para o início da guerra. Culpando apenas a Alemanha e os seus Aliados pela Primeira Guerra Mundial, o tratado impôs, além de intensos pagamentos por parte da Alemanha aos Aliados, aplicando um forte golpe na economia do país e elevando a inflação a índices astronômicos, um irrecuperável sentimento de humilhação para os cidadãos alemães.

Primeira Guerra Mundial: Dito pelo então presidente Norte-Americano Woodrow Wilson, como a guerra para acabar com todas as guerras, não acabou sendo bem assim, principalmente para a Alemanha, que buscava meios de se vingar das humilhações sofridas pela derrota. Como disse Winston Churchill, Essa guerra é, de fato, uma continuação da anterior.

Lebensraum: A preocupação primária de Hitler durante esse período foi com a necessidade alemã de Lebensraum, ou seja, espaço vital. Se o país devia passar de nação de segunda categoria para grande potência mundial, necessitava de espaço para se expandir, e se precisava comportar uma população em rápido crescimento e exigindo prosperidade, necessitava de terras para cultivo e matérias-primas para energia e indústria.

Grande Depressão.

Política de apaziguamento.

Anti-semitismo.

Revolução Russa e o Anti-comunismo.

Itália: Uma aliança entre a Alemanha e a Itália é um dos objetivos essenciais contidos no Mein Kampf. Os acontecimentos haviam mostrado quão úteis essas duas potências podiam ser uma à outra. A recusa alemã de participar das sanções contra a Itália diminuiu grandemente a eficiência dessas sanções. E agora os dois Estados estavam lutando lado a lado para esmagar o governo republicano da Espanha.

Causas na Ásia



As relações entre os Estados Unidos e o Japão andavam tensas há algum tempo, e o principal ponto de discórdia eram as tentativas japonesas de colocar a China sob o controle do império do sol nascente, por meios bélicos. A Segunda Guerra Sino-Japonesa começara em 1937, provocando protestos americanos, visto que os Estados Unidos tinham fortes interesses na China. A recusa do Japão em dar ouvidos a esses protestos moveu o governo americano a declarar um embargo na exportação de certos produtos para o Japão, inclusive petróleo, o que gradualmente reforçou a disputa. Privados de uma importante fonte de combustível, os japoneses tinham duas alternativas: aceitar um acordo humilhante com uma América pretendendo a inviolabilidade da China; ou procurar petróleo em outro lugar, se necessário pela força.





Em busca do domínio mundial

Afirma-se, não sem alguma razão, que a Segunda Guerra Mundial foi uma conseqüência lógica da Primeira, por conta do tratamento draconiano que os aliados, sobretudo a França, impuseram à Alemanha. Certamente, as condições do Tratado de Versalhes ajudaram a exacerbar os conflitos políticos, mas não os criaram. Na verdade, o que as potências imperialistas - particularmente a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos - buscavam conquistar, com a guerra, era dominar, política e economicamente, continentes inteiros, como etapa preliminar à conquista da hegemonia mundial, mediante a combinação de força militar e superioridade econômica.

O Memorando Tanaka já estabelecia que a conquista da China seria apenas o primeiro passo para o domínio japonês sobre a Ásia, e que seria necessário esmagar seu principal rival nessa escalada: os Estados Unidos da América.

Também Hitler tinha uma clara visão sobre os propósitos imperialistas da Alemanha, que tornavam indispensável a guerra contra a União Soviética: “A luta pela hegemonia mundial será decidida, na Europa, pelo domínio do espaço russo. Qualquer idéia de política mundial é ridícula, para a Alemanha, enquanto ela não dominar o continente [europeu]”.

Os Estados Unidos também estavam "conscientes" de seu "Destino Manifesto" de se tornarem a potência dominante no mundo. A guerra seria a alavanca que abriria o mercado mundial e os recursos mundiais à exploração norte-americana.

O que estava em jogo na Segunda Guerra Mundial - e, por conseguinte, foi sua causa determinante - era o domínio mundial por uma potência imperialista hegemônica. Ao final do conflito, os Estados Unidos emergiram como líderes incontestes do mundo capitalista.






Nomes: Guilherme e Luis.

o Mundo após a guerra



O fim da segunda guerra trouxe um grande prejuízo ao continente Europeu. Sendo o Maior palco dos conflitos, o velho mundo fez parte de números inimagináveis. O conflito contabilisou um gasto total de 413, 25 bilhoes de libras, fabricou mais aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais.Por tudo todu o mundo , cerca de 45 milhões de libras, vidas foram ceifads, sendo a grande maioria de inocentes.
A disputa entre as duas superpotências resultou na formação de dois blocos. A guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista dominou o cenário internacional do pós-guerra. A corrida armamentistadesencadeada pelas tensões da guerra fria colocou o mundo no limiar da destruição total.
Os maiores vencedores da Segunda Guerra foram os Estados Unidos da América. Haviam conquistado importantes posições na Europa e no Extremo Oriente, enquanto que seu território não havia sido diretamente atingido pela guerra e sua economia apresentava um grande desenvolvimento. Os investimentos internos se avolumaram, diversificando a produção. O governo aumentou a intervenção sobre a economia, procurando controlar os excessos que haviam sido desastrosos antes de 1929. Cresceram também os investimentos externos, visando o retorno dos lucros aos EUA.

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)


Segunda Guerra Mundial(1939 1945)

Num dia assim como o de hoje,mas do ano de 1942, aNum dia assim, como o de hoje, mas do ano de 1942, a Alemanha e a Itália declaravam guerra aos Estados Unidos da América.
Decorria a Segunda Grande Guerra, conflito bélico que, no século XX, fez envolver exércitos de mais de 70 países, decorreu desde 1939 até 1945 e estima-se que o número de mortos esteja nos 72 milhões de pessoas.

Há 67 anos atrás

I Guerra a Europa ficou totalmente destruída, além disso perdeu o domínio sobre o mundo. EUA e URSS surgem então como dois pólos dominantes do globo terrestre que dividiram
o mesmo entre capitalistas e socialistas.
A guerra terminou no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão após assinar o tratado de rendição, sofreu um forte ataque dos EUA, que despejou bombas sobre
as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Foi uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de pessoas inocentes.
A II Guerra tirou os EUA da crise em que estavam desde 1929, através dos capitais ganhos com a exportação de armas.
O fim do conflito mundial foi marcado pela tentativa dos países aliados de instaurar uma
política de paz. Criou-se a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.

PartIcipação do BRASIL na Guerra

Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos americanos, a FEB cumpriu as principais missões que lhe foram atribuídas pelo comando aliado. No entanto, mal terminada a guerra, temendo uma possível capitalização política da vitória aliada por membros da FEB, dada a contribuição desta à mesma, mesmo que modesta, decidiu o governo brasileiro desmobilizá-la oficialmente ainda em solo italiano. A seus membros, no retorno ao país, foram impostas restrições, os veteranos não militares (que deram baixa ao retornar) foram proibidos de utilizar em público condecorações ou peças do vestuário expedicionário, enquanto os (veteranos militares) profissionais foram transferidos para regiões de fronteira ou distantes dos grandes centros.
No entanto, a participação do Brasil na guerra e a forma como a mesma se desenrolou contribuíram decisivamente para o fim do regime do Estado Novo, como já sinalizava o Manifesto dos Mineiros em 1943.

Bombardeamentos de Hiroshima e Nagazaki


Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagazaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945.Após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, a bomba atômica "Little Boy" caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira.Três dias depois, no dia 9, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares. As estimativas do número total de mortos variam entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagazaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação.A maioria dos mortos eram civis Essa bomba acabou com a segunda guerra mundial.

Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista.

Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.

O avanço dos dois exércitos já havia sido previamente combinado, ficando a tomada de Berlim a cargo do Exército Vermelho.Esta decisão foi encarada com apreensão pela população, pois era conhecido o rasto de pilhagens, execuções e violações que os soldados soviéticos deixavam atrás de si, em grande parte como retaliação pela mortes causadas pelos soldados alemães na União Soviética.

Em 30 de abril de 1945, Adolf Hitler suicidou-se quando as tropas soviéticas estavam a exatamente dois quarteirões de seu bunker. Em 7 de maio o seu sucessor, o almirante Dönitz, assina a capitulação alemã.


A Segunda Guerra Mundial [Leonardo e Petterson]

A segunda Guerra Mundial

As Causas da Segunda Guerra Mundial


Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.


Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).


A reconquista da Europa

A partir de meados 1943, os exércitos Aliados foram recuperando território passo a passo. Enquanto na frente principal os soviéticos obtinham a rendição dos alemães em Stalingrado em fevereiro, e em agosto tomavam a iniciativa dos combates após terem derrotado no mês anterior a última grande ofensiva alemã realizada à Leste, em Kursk, anglo-americanos e franceses livres, após a vitória no norte da África em maio, tomaram a partir de julho, Sicília, Córsega, Sardenha e o sul Itália, causando tanto a queda do gabinete de Benito Mussolini, e a prisão deste, que foi resgatado por comandos alemães, quanto a rendição e a adesão formal da Itália à causa aliada em setembro.



A invasão da URSS

Em 22 de junho de 1941, os exércitos do Eixo lançam-se à conquista do território soviético com a chamada Operação Barbarossa. Contavam com 180 divisões, entre tropas alemãs, italianas, húngaras, romenas e finlandesas, num total de mais de três milhões e meio de soldados.A estes se opunham 320 divisões soviéticas, num total de mais de seis milhões de homens, porém apenas 160 destas divisões estavam situadas na região de fronteira com a Alemanha Nazi.



O Brasil na segunda guerra mundial


Durante o Estado novo (1937-1945) o governo brasileiro viveu a instalação de um regime ditatorial comandado por Getulio Vargas. Nesse mesmo periodos grandes potências mundiais entraram em confronto na Segunda Guerra, onde observamos a cisão entre os países totalitários (Alemanha, Japão e Itália) e as nações democráticas

(EUA,França e Inglaterra). Ao longo do conflito, cada um desses grupos em confrontos buscou apoio politico militar de outras nações aliadas.


Com relação áSegunda Guerra Mundial, a situação do Brasil se mostrava completamente indefinida. Ao mesmo tempo em que Vargas contraía empréstimos com os Estados Unidos, comandava um governo próximo aos ditames experimentados pelo totalitarismo nazi-fascista.Dessa maneira, as autoridades norte-americanas viam com preocupação a possibilidade de o Brasil apoiar os nazistas cedendo pontos estratégicos que poderiam, por exemplo, garantir a vitória do Eixo no continente africano.


A preocupação norte-americana, em pouco tempo, proporcionou a Getúlio Vargas a liberação de um empréstimo de 20 milhões de dólares para a construção da Usina de Volta Redonda. No ano seguinte, os Estados Unidos entraram nos campos de batalha da Segunda Guerra e, com isso, pressionou politicamente para que o Brasil entrasse com suas tropas ao seu lado. Pouco tempo depois, o afundamento de navegações brasileiras por submarinos alemães gerou vários protestos contra as forças nazistas.

Dessa maneira, Getúlio Vargas declarou guerra contra os italianos e alemães em agosto de 1942.


O fim da Segunda Guerra


Em março de 1944, as forças japonesas que ocupavam a Birmânia, deram início a um ataque contra a Índia, mas acabaram por ser derrotadas em Impanhal. No norte da China, as forças japonesas começaram a enfrentar as forças comunistas de Mao Zedong. A Guerra Sino-Japonesa, que mobilizava mais de um milhão de homens, gastava mais recursos que a Campanha do Sul. Em agosto de 1944, depois de lançada a última ofensiva em Ichi Go, o Império japonês, tomou grande parte do Sul da China Central, estabelecendo uma ligação terrestre com a Indochina e inviabilizando o território chinês como base para que os aviões caça aliados pudessem escoltar os bombardeiros em direção ao Japão.




Autores: Leonardo e Petterson.
Professora: Rosemari
Disciplina:Historia

Pacto Anti-Komintern


Em 1936, o governo japonês assinou com a Alemanha o Pacto Anti-Komintern (anticomunista) com o objetivo de combater o comunista soviético, sendo a URSS a principal liderança comunista da Europa e Ásia.
Com a sua cultura militarista do Japão , um pais de poucos recursos , eles planejaram consitar todos os territórios da Ásia, o que incluía, a Coreia, a China e as ilhas do pacífico.